(88) 9 9803-4666

NO AR

BOM DIA TABAJARA

Com Jr Chocolate

Ibiapaba

Açude Jaburu I, em Ubajara, está com risco alto de acidente ou desastre, conforme relatório da Cogerh

Ao todo, 31 estão com risco médio. Obras em Jaburu I, açude com mais alto risco de segurança, custarão cerca de R$ 20 milhões. Diretor da Cogerh diz que, apesar da classificação, barragem não tem risco iminente de acidente

Publicada em 28/10/21 às 22:59h

por O Povo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Ceará registra um açude com risco alto para acidentes ou desastres em 2020  (Foto: Deivyson Teixeira/Cogerh/Governo do Ceará)
Cerca de 36% das barragens analisadas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em 2020, o que equivale a 31 açudes, apresentaram risco médio para a possibilidade de acidentes ou desastres. Oito barragens que antes tinham risco baixo subiram de nível no ano analisado pelo Relatório de Segurança das Barragens, publicado pela companhia neste mês de outubro de 2021. Ao todo, 89 barragens passaram por atualizações da classificação.

Enquanto em 2019 nenhum açude tinha risco alto, em 2020 a barragem Jaburu I passou a ser incluída nessa categoria. Localizada no município de Ubajara, a barragem já tinha sido mencionada pelo Relatório de Segurança de Barragens de 2020 da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA). De acordo com o documento, a barragem é uma das que mais preocupam a agência devido a comprometimentos estruturais.

Segundo Bruno Rebouças, diretor de operações da Cogerh, mesmo estando dentro dessa categoria de alto risco, a barragem de Jaburu I “não tem risco iminente de um acidente”. “Ela tem uma erosão por conta do tipo de terreno que tem lá, e essa erosão precisa de uma correção. A gente já fez o projeto executivo para poder contratar a obra. Agora estamos em fase de captação de recursos”, disse.



Enquete

Nenhum registro encontrado








LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 196765
Usuários Online: 33
Copyright (c) 2022 - Rádio Tabajara FM