(88) 9 9803-4666

NO AR

FORROZAO TABAJARA

tabajara.fm.br

Ibiapaba

MPCE ajuíza ação para que Município de Carnaubal regularize construção de matadouro público

MPCE ajuíza ação para que Município de Carnaubal regularize construção de matadouro público

Publicada em 26/10/20 às 10:49h

por Assessoria de Imprensa Ministério Público do Estado do Ceará


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Carnaubal, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) nessa quarta-feira (21), com pedido de liminar, para que a Prefeitura realize a construção de um novo matadouro público ou uma reforma total do equipamento já existente. O órgão ministerial ainda requer que haja inclusão de recursos para a obra na Lei Orçamentária Anual do Município. 


Conforme a ACP, a Promotoria instaurou Inquérito Civil Público 06.2015.002284-1, em 2015, para colher provas sobre a possível negligência do gestor público municipal em fazer funcionar o equipamento público. Isto porque foi constatado que o matadouro de Carnaubal não atende aos requisitos mínimos necessários, sanitários e ambientais, para o regular funcionamento. Após vistoria técnica, o MP verificou que o abatedouro público foi construído sem licença ambiental. 

O coordenador de vigilância ainda pontuou que o matadouro em questão está inativo há anos, e a Secretária de Agricultura já solicitou uma reforma no local. Apesar disso, desde a instauração do procedimento por parte do MP, o local encontra-se pendente de reforma e o abate de animais não é feito de forma a garantir o bem-estar dos cidadãos. No entanto, é dever do Município manter os matadouros públicos em condições básicas de higiene para preservar a saúde da população. 

Com isso, a Promotoria de Justiça de Carnaubal conclui que o Município não tem agido de forma satisfatória no sentido de solucionar as irregularidades verificadas no matadouro. Caso haja descumprimento da decisão, haverá multa diária correspondente a R$ 2.000,00, que deverá revertida em benefício do Fundo Estadual de Direitos Difusos. 



Enquete

Nenhum registro encontrado








LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 277142
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2023 - Rádio Tabajara FM