(88) 9 9803-4666

NO AR

BOM DIA TABAJARA

Com Jr Chocolate

Ibiapaba

Serra da Ibiapaba: Câmara Técnica discute questões ambientais do açude Jaburu I

Serra da Ibiapaba: Câmara Técnica discute questões ambientais do açude Jaburu I

Publicada em 16/07/20 às 14:50h

por COGERH - Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A Câmara Técnica de Meio Ambiente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba ? CBHSI, se reuniu na última terça (07) para discutir a problemática dos desmatamentos e ocupações irregulares nas margens do açude Jaburu I. O encontro virtual contou com a participação de técnicos da Gerência Regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) de Crateús e representantes de instituições convidadas.


Após abertura feita pelo presidente do CBHSI, Pedro Florindo, o coordenador da Câmara Técnica, Tiago Souza, conduziu a reunião e introduziu a primeira pauta sobre os problemas ambientais nas margens do açude Jaburu I. O Técnico do Núcleo de Operação da Cogerh ? Crateús, Danilo Florindo, comentou que após denúncia apresentada pela Câmara Técnica do CBH da Serra da Ibiapaba, foi feita uma visita aos locais.



Foram apresentadas fotografias de algumas áreas desmatadas e construções recentes na margem direita do açude (no município de Tianguá), e ainda uma imagem de satélite com a localização desses pontos de desmatamentos. Rodrigues Junior, gerente regional da Cogerh de Crateús, acrescentou que a situação está sendo averiguada e que na última visita técnica realizada pela Companhia ao açude, outras áreas com desmatamento foram identificadas, principalmente na margem esquerda do reservatório (no município de Ubajara).


Diante das apresentações, Ari Nunes, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Tianguá ? Sematur, relata que a Secretaria tomou conhecimento da situação através de um ofício da Cogerh, e que há poucos meses se tornaram um órgão com competências para realizar fiscalização e licenciamento ambiental de atividades de impacto local. Nenhuma área às margens do açude Jaburu I apresentou solicitação de licença ambiental à Sematur.


Ari esclareceu aos membros da Câmara Técnica sobre os critérios e procedimentos tanto de fiscalização, quanto de licenciamento ambiental nas áreas que correspondem ao município de Tianguá. O apoio de outros órgãos ambientais está sendo buscado para tratar da questão.


Os membros da Câmara Técnica também relatam sobre a prática contínua de banho no reservatório e o uso de motos aquáticas (Jet Ski). Representando a Cogerh de Crateús, Rodrigues Júnior e Ewerton Melo apresentaram algumas das providências tomadas, como a solicitação de apoio da Capitania dos Portos para a realização de fiscalizações no açude Jaburu I.


Sobre a questão dos loteamentos nas nascentes do rio Jaburu, em Ibiapina, o Coordenador de Fiscalizações da Cogerh Anthony Maia fez um relato acerca das vistorias realizadas juntamente com a Secretaria de Recursos Hídricos ? SRH ao local. Por fim, diante das apresentações e discussões do encontro, foram realizados alguns encaminhamentos e ofícios pelo CBHSI para que sejam solicitadas providências cabíveis dos órgãos responsáveis.


A reunião virtual da Câmara Técnica do CBHSI contou com quinze participantes, incluindo os membros da CT e representantes da Cogerh, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Tianguá ? Sematur e do Sindicato dos Trabalhadores(as) Familiares de Tianguá.




Enquete

Nenhum registro encontrado








LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 196773
Usuários Online: 41
Copyright (c) 2022 - Rádio Tabajara FM