A ação também visa promover a aprendizagem de mais de 55 mil alunos e 10 mil médicos residentes da Rede Ebserh, que realizam os atendimentos sob supervisão de professores e profissionais qualificados. Além disso, o ministério anunciou que novos mutirões serão realizados ao longo do ano, com o objetivo de aumentar os atendimentos e melhorar o acesso à saúde para a população.
Os pacientes que já estão em atendimento nos Hospitais Universitários e atendem aos critérios de prioridade poderão participar do mutirão, desde que sejam encaminhados pelas centrais de regulação municipal ou estadual. Somente em 2025, a Rede Ebserh já realizou 166 mutirões em todo o Brasil.
O mutirão faz parte do programa Agora Tem Especialistas, do governo federal, que visa reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância dessa iniciativa.“Este será o mutirão mais diversificado já realizado no Brasil, atendendo uma ampla gama de procedimentos e exames”, comentou.
A ação também foi apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que anunciou que todos os Hospitais Universitários estarão envolvidos, com foco em diminuir o tempo de espera para cirurgias e procedimentos no SUS.
A Rede Ebserh é composta por 45 Hospitais Universitários federais, centros de referência em média e alta complexidade para o SUS, além de ser um importante pilar para a formação de recursos humanos na área da saúde no Brasil.