Ao todo, 6.626 cearenses que caíram na malha fina e regularizaram a situação com a Receita Federal devem receber R$ 20.321.074,53 na restituição do Imposto de Renda. Esse número representa 26,3% dos 25.191 contribuintes do Ceará que tinham pendências. A consulta foi liberada para a população nesta segunda-feira (24).
Os contribuentes podem realizar a consulta no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”. Para verificar a situação dos lotes residuais, basta clicar no botão “Consultar a Restituição”. Além disso, a consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
O pagamento está programado para acontecer na próxima quinta-feira (31). O dinheiro será depositado na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.
Os contribuintes que não encontrarem o próprio nome na lista de restituições do Imposto de Renda devem estar atentos às orientações do governo. O primeiro passo é acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e retirar o extrato da declaração. Caso identifiquem alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina, garantindo que todos os ajustes sejam feitos corretamente.
Outro ponto a ser destacado é que, se a restituição não for depositada na conta informada, como no caso de contas desativadas, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano.
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco. Os números de telefone disponíveis são 4004-0001 para as capitais, 0800-729-0001 para as demais localidades e um número especial, 0800-729-0088, destinado a pessoas com deficiência auditiva.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, ele precisará requerer o valor por meio do Portal e-CAC.
Confira o calendário de pagamento dos lotes residuais da restituição