O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou uma parceria nesta segunda-feira, dia 14, para que os pedidos de benefício por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença) possam ser feitos em 2,6 mil agências dos Correios em todo país. A medida tem o objetivo de aumentar a velocidade para a concessão dos pagamentos.
Com a ampliação, os segurados poderão fazer o requerimento do Atesmed, ferramenta de análise de documentação médica, diretamente nas agências dos Correios, com o funcionário da unidade preenchendo a solicitação com a documentação no sistema do INSS.
O cidadão também pode iniciar o requerimento ligando para a Central 135. Nesse caso, o segurado terá um prazo de cinco dias para apresentar a documentação exigida.
A solicitação do benefício por incapacidade temporária ainda pode ser feita em 1,6 mil agências do INSS, que já ofertam o serviço, além do Meu INSS (aplicativo ou site) e Central 135.
Desde de março, testes para essa nova modalidade começaram com um projeto-piloto em Fortaleza (CE). Segundo o g1, a ampliação dos serviços está prevista para ocorrer a partir do ano que vem.
Os segurados também vão poder fazer o cumprimento de exigência para todos os requerimentos do INSS, envio de documentos ou informações pendentes para a concessão de um benefício previdenciário, nos Correios.
A medida foi assinada pelos presidentes do INSS, Alessandro Stefanutto, e dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em Brasília.
“Atualmente, os benefícios estão sendo analisados em até 15 dias. Com ampliação do acordo com os Correios, nossos segurados que não têm acesso à internet e encontram dificuldade em fazer o requerimento pelo aplicativo terão mais essa comodidade: serem atendidos mais próximo de casa”, explica Stefanutto.
De acordo com o INSS, a solicitação de benefício por incapacidade temporária representa 78,66% dos benefícios concedidos. De julho de 2023, quando o Atestmed foi reformulado, até setembro de 2024, foram realizados 4.055.181 requerimentos via Atestmed. Desse total, 2.034.867 foram concedidos.