(88) 99803-4666

NO AR

SUPER SUCESSO

Com Júnior Chocolate

Brasil

Com nova resolução, TSE aperta o cerco contra candidaturas femininas laranjas nas eleições de 2024

Publicada em 15/04/24 às 12:10h

por Ceará Agora


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução)

Uma das resoluções aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) amplia o cerco ao uso de mulheres como candidatas laranjas nas eleições municipais de 2024.

A resolução estabelece que a fraude à cota de gênero pode ser identificada a partir da obtenção de votação irrisória de candidatas, prestação de contas com movimentações financeiras idênticas e ausência de campanha eleitoral efetiva.

O uso de candidaturas femininas fictícias já resultou na perda de mandatos de vereadores e vereadores e, hoje, gera embaraço aos deputados e deputadas estaduais do PL do Ceará que tiveram os mandatos cassados por irregularidades na quota de gênero.

Se comprovada no curso das investigações a negligência de partido ou federação em relação às candidaturas femininas, a irregularidade pode resultar na cassação de todos os eleitos pelo partido, invalidação das candidaturas e anulação dos votos recebidos.

A resolução estabelece, ainda, que, em relação às campanhas, o desvio de recursos destinados às candidaturas femininas será considerado irregular independentemente do valor desviado.

A legislação eleitoral ampliou condições para as mulheres entrarem na política, mas alguns partidos teimam em ignorá-las e a transformá-las apenas em números para o preenchimento de vagas nas chapas do Legislativo




Enquete
QUAL É O SEU COMUNICADOR PREFERIDO ?

 BENÉ BARROS
 EWERSON NASCIMENTO
 JÚLIO SILVA
 JUNIOR CHOCOLATE
 LUDIMÁ MARQUES
 MARIANA ARAÚJO







LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 363506
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - Rádio Tabajara FM
Converse conosco pelo Whatsapp!