(88) 9 9803-4666

NO AR

PROG O PENSAMENTO E A FÉ

tabajara.fm.br

Brasil

Ibiapina recebe quarta expansão do CPRaio

Quarta expansão do CPRaio vai garantir cobertura para 80% da população do Ceará

Publicada em 24/03/22 às 10:50h

por Gov Ceará


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O Governo do Ceará anunciou que 16 municípios com mais de 25 mil habitantes receberão bases do grupamento especializado  (Foto: Gov Ceará)
O maior comando de motopatrulhamento do país vai ser expandido para mais de 80% da população do Ceará. A boa notícia foi dada através das redes sociais, nesta quarta-feira (23), pelo governador do Ceará, Camilo Santana. Ele anunciou a expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para as cidades cearenses com mais de 25 mil habitantes. Com isso, a maior parte da população cearense será atendida pelo grupamento especializado da PMCE. A previsão é que todas as cidades anunciadas sejam contempladas ainda em 2022.

O anúncio foi feito pelo governador ao lado da vice-governadora, Izolda Cela, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, do coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira; e do comandante do CPRaio, coronel PMCE Kilderlan Sousa.

Com o anúncio de hoje, as cidades de Redenção, Novo Oriente, Campos Sales, Milagres, Marco, Jardim, Caririaçu, Aracoiaba, Guaiúba, Tamboril, Independência, Ocara, Cedro, Senador Pompeu, Ibiapina e Cruz também receberão bases do comando especializado. Atualmente, o Raio está em 59 municípios cearenses.

Em sua fala, Camilo Santana pontuou tudo que vem sendo feito para a melhoria dos indicadores criminais e para fortalecer a sensação de segurança dos cearenses. “Não temos medido esforços. Sei que é uma área desafiadora não só para o Ceará, mas para o Brasil inteiro. Isso exige muitos esforços e integração com outras áreas como o Poder Judiciário, órgãos federais e municipais. Temos trabalhado nas escolas de tempo integral e nas areninhas. E hoje nós vamos anunciar mais uma etapa do Raio a ser implementada. Isso é um planejamento e por isso estamos fazendo concursos públicos e estamos adquirindo motocicletas, além do treinamento que todas essas equipes passam”, disse.

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta a também expansão do Sistema de Videomonitoramento, o que permitiu uma atuação especializada de combate à criminalidade. Com a nova etapa, o CPRaio agora contará com 84 bases, 3.436 policiais militares em 1.853 motocicletas e 142 viaturas. Ao todo serão ainda 82 centrais de videomonitoramento e 3.843 câmeras interligadas em todo o Ceará.

A vice-governadora agradeceu a todos que dedicam suas competências ao serviço público. “É uma programação que dá amostras de um planejamento que vem sendo feito no sentido de garantir sempre mais segurança dentro daquelas ações que se mostram importantes e necessárias para o nosso Estado. Esse tem sido sempre o compromisso do nosso Governo. Eu quero enfatizar aqui uma palavra de agradecimento ao secretário Sandro Caron que lidera e comanda essa política de segurança pública aqui no Estado do Ceará assim como todos que fazem e se dedicam suas competências ao serviço público”, destacou.

Outras fases da expansão
Em 2004, quando foi criado, o grupamento motorizado iniciou suas ações com foco no policiamento de duas rodas para um combate aos crimes mais rápido e preciso. A unidade inicialmente contava apenas com 16 policiais militares e oito motocicletas. A primeira expansão do Raio ocorreu em 2015, quando o então Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) foi implantado em todas as macrorregiões do Estado (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús, Tauá e Canindé).

Em 2018, a segunda fase da implantação contemplou cidades com mais de 50 mil habitantes do Ceará. Foram elas: Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Trairi e Acopiara.

Em 2020, o já CPRaio passou a atuar em municípios cearenses com mais de 30 mil habitantes: Itarema, Jaguaribe, Itaitinga, Paracuru, Mauriti, Várzea Alegre, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ubajara, Paraipaba, Massapê, Bela Cruz, Jaguaruana, Ipueiras, Missão Velha, Nova Russas, Pedra Branca, Pentecoste, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Icapuí e Aurora.

“Todos nós sabemos que toda vez que se implanta uma nova base Raio, em uma cidade, melhora imediatamente a sensação de segurança, caem os índices de criminalidade, mas é importante fazer um destaque aqui. Medidas como essa, governador Camilo, que o senhor vem anunciando, são medidas estruturantes que trarão mais segurança, tranquilidade e paz, e não só agora, mas nos próximos 20, 30 e 40 anos em todos esses municípios”, finalizou o secretário da SSPDS, Sandro Caron.





Enquete

Nenhum registro encontrado








LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 208652
Usuários Online: 16
Copyright (c) 2022 - Rádio Tabajara FM