(88) 9 9803-4666

Ibiapaba

Jovem de Tianguá-CE cria projeto de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência

Publicada em 16/01/20 as 08:51h por Ibiapaba 24h


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Ibiapaba 24h)
A jovem Victória Albuquerque Sampaio, 16 anos, aluna do 2º ano da Escola de Ensino Médio Tancredo Nunes de Menezes, de Tianguá-CE teve a invenção de um suporte para celular que busca incluir as pessoas que têm deficiência em seus membros superiores para que possam ter acesso ao celular. “O suporte é regulável e atendido por comando de voz e reconhecimento facial.” – explica Victória.

Perguntada sobre como surgiu a ideia, Victória explica que estudava no Pará, no ano passado, quando surgiu uma feira de ciências no município de Parauapebas e ela desejou participar. A feira foi intitulada 1ª FEPACTI (Feira de Parauapebas de Ciência, Tecnologia e Inovação), um movimento municipal/nacional/internacional de estímulo ao jovem cientista.

“Comecei a pensar: o que fazer para ajudar o próximo?” – relembra Victória, e acrescenta: “Então vi um rapaz sem seus membros superiores. Eu vi a mãe dele comentando do nosso lado dentro de um consultório odontológico que já estava cansada de estar segurando o celular pra ele. Ele era um adolescente que tinha a necessidade de assistir a vídeos, a séries, etc. Isso me tocou muito.”.

A jovem cientista prepara-se para participar no ano de 2021 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.



Enquete
Meu maior desejo para o Ano de 2020 é:

 Mais Saúde
 Poder Estudar
 Um Trabalho
 Amar mais







LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 60566
Usuários Online: 14
Copyright (c) 2020 - Rádio Tabajara FM