(88) 9 9803-4666

NO AR

JORNADA ESPORTIVA

www.tabajara.fm.br

Ibiapaba

Obras no Bondinho de Ubajara, no Ceará, seguem em atraso e sem previsão para término

Publicada em 15/05/19 as 09:30h por Por Lucas Falconery, G1 CE


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Chegada dos equipamentos para a reforma do Bondinho foi celebrada por moradores da região  (Foto: Divulgação)
Atração turística do Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, no Ceará, o teleférico que tinha previsão de entrega para o fim deste mês, deve levar mais tempo para a conclusão da sua reforma. O equipamento foi desativado em maio de 2015 por questões de segurança e deveria estar funcionando normalmente desde o fim do ano passado.

Conforme a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), as obras de reforma do Bondinho de Ubajara estão em fase final. Porém, após a conclusão da reforma, que ainda não há prazo definido, o teleférico deve passar por um período de testes e avaliação de funcionamento, além de qualificação da equipe de condução, segurança e manutenção. Período que deve durar aproximadamente três meses.

Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra moradores e empresários da região comemorando a chegada de equipamentos para a reforma do Bondinho. A ausência do serviço, que chegou a causar a diminuição do público da região, também afeta moradores que utilizavam o teleférico como meio de transporte.

Quem sente há quatro anos as consequências da paralisação do serviço é Paulo Aguiar, proprietário de uma pousada na região. “Tem final de semana que (a pousada) fica até fechada”, diz ao lembrar das excursões que movimentavam o local aos fins de semana.

Os moradores do Distrito de Araticum, que utilizavam o bondinho como transporte, precisam percorrer cerca de 65 km para chegar até a sede do Município. Aguiar diz que os custos com outros transportes chegam a cerca de 15 reais. “Com o bondinho (o morador) gastava menos, resolvia as coisas, e ia embora”, conclui.

Investimento
O Bondinho de Ubajara está recebendo investimento de R$ 9,8 milhões para sua modernização. A obra está sendo executada pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e conta com renovação das cabines; recuperação da estrutura metálica da estação superior; modernização das estruturas e equipamentos eletrônicos e mecânicos.

Também está sendo realizada a recuperação da cobertura da estação inferior; construção de banheiros nas estações; reforma da estrutura de apoio existente na estação superior; urbanização da estação superior com construção de mirante com rampas de acesso e escadaria.



Enquete
Quantos anos está comemorando a Rádio Tabajara ?

 30 Anos
 29 Anos
 25 Anos
 20 Anos







.

LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 14691
Usuários Online: 33
Copyright (c) 2019 - Rádio Tabajara FM