(88) 9 9803-4666

NO AR

MADRUGADA TABAJARA

www.tabajara.fm.br

Ibiapaba

Barragem Jaburu, em Ubajara e mais 9 reservatórios no Ceará estão com alto risco estrutural, alerta relatório

Publicada em 30/01/19 as 09:37h por Por TV Jangadeiro em Jornal Jangadeiro


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Situação do Açude Lima Campos preocupa moradores do entorno  (Foto: Reprodução/TV Jangadeiro)
O Brasil acompanha comovido o 6º dia de resgate a centenas de vítimas do rompimento da barragem de rejeito de minério de ferro, no município de Brumadinho, em Minas Gerais.

O Governo Federal deve publicar nesta terça-feira (29), no Diário Oficial da União, uma portaria que estabelece que órgãos reguladores iniciem a fiscalização de barragens em todo o país, com prioridade àquelas com elevado risco à vida humana.

O Ceará possui 10 reservatórios oficialmente classificados como categoria de risco alto. Uma delas, apontada com situação preocupante, é a barragem de Jaburu, que fica em Ubajara na serra da Ibiapaba. A informação é do relatório de Segurança de Barragens, da Agência Nacional das Águas (ANA), publicado em novembro do ano passado, com dados colhidos em 2017.

A matéria do Jornal Jangadeiro, da TV Jangadeiro/SBT, mostra como está a situação de um outro reservatório que tem deixado a população do entorno apreensiva.

A barragem do açude Lima Campos, em Icó, no Centro-sul do Estado, está repleta de rachaduras espalhadas em diversos pontos da parede do reservatório. Também há crateras e fendas que chegam a 15 metros de profundidade. O receio é de que a estrutura não suporte um grande acúmulo de água e ponha em risco moradores da região.

As consequências da tragédia de Brumadinho dão uma ideia do que pode acontecer no Ceará em caso de rompimento de um açude de grande porte. Os responsáveis pelo reservatório de Lima Campos afirmam que já existe verba para a recuperação da estrutura.

Além do açude Lima Campos, em Icó, também apresentam alto risco à população os reservatórios Ayres de Sousa, Forquilha, Frios, Paulo Sarasate, Pompeu Sobrinho, Roberto Costa e Várzea do Boi.

Em 2016, foram encontradas rachaduras na estrutura da barragem do açude Castanhão que é o maior reservatório do Ceará e abastece Fortaleza e Região Metropolitana. O Dnocs, responsável pelas barragens federais, anunciou no ano seguinte ter recuperado a estrutura.

Além desses oito reservatórios classificados com risco alto, mais dois também aparecem no relatório, somando assim, 10 reservatórios. São eles: Jaburu, em Ubajara, e Atalho, em Jati.



Enquete
Você é a favor da reforma da previdência ?

 Sim, mas não com a atual proposta
 Não
 Não agora, talvez no futuro
 Sim, claro







.

LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 17164
Usuários Online: 112
Copyright (c) 2019 - Rádio Tabajara FM