(88) 9 9803-4666

Ibiapaba

Estudantes de Mucambo têm direito à meia passagem nos transportes intermunicipais

Publicada em 23/02/17 as 09:50h por Diário Zona Norte


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: DR)
Boa notícia para os alunos do município de Mucambo, no Norte do Estado, que possuem carteira de identificação estudantil. É que, o juiz Isaac de Medeiros Santos determinou à Cooperativa dos Profissionais Proprietários de Transporte Rodoviário Intermunicipal Regular Complementar de Passageiros do Ceará (Coopitrace) que aceite o pagamento da meia passagem, direito já garantido por lei mas que vinha sendo descumprido por motoristas de topics que circulam pela região.

Ainda segundo o juiz, em caso de descumprimento da medida, a multa diária fixada é de R$ 1.000. Além disso, Isaac de Medeiros determinou que o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) adote as medidas administrativas cabíveis para a concessão do benefício.

Meia passagem

De acordo com a ação, proposta pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), os estudantes do município não estão conseguindo obter o direito à meia passagem no transporte intermunicipal. Por isso, o órgão ministerial ingressou na Justiça requerendo que a Coopitrace aceite o pagamento da meia passagem, e que o Detran adote as medidas administrativas cabíveis para garantir esse direito.

Argumentos

A Coopitrace argumentou que não concede o benefício, pois só os ônibus estão obrigados a garantir a medida. Já a Comissão de Credenciamento Permanente (CCP), cujo objetivo é credenciar as entidades estudantis e regular o processo que efetiva o desconto, afirmou que o benefício deve ser concedido nos transportes coletivos intermunicipais, desde que o deslocamento ocorra entre diferentes municípios de uma mesma macrorregião, o que se aplica a esse à questão.

Liminar

Ao apreciar o caso, o juiz citou a Lei nº 13.706/2015, que garantiu o abatimento de 50% nas passagens de transportes coletivos em favor dos estudantes situados nos municípios que compõem as macrorregiões do Ceará. Audiência de conciliação entre as partes está marcada para o dia 20 de abril, às 10h. Até esta data, porém, a cooperativa deve cumprir a decisão proferida por meio de liminar.



Enquete
Você é a favor da reforma da previdência ?

 Sim, mas não com a atual proposta
 Não
 Não agora, talvez no futuro
 Sim, claro







LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 39980
Usuários Online: 90
Copyright (c) 2019 - Rádio Tabajara FM