(88) 9 9803-4666

Ibiapaba

Patrimônio histórico de Ipu está sob ameaça do comércio e especulação imobiliária

Publicada em 05/05/15 as 19:29h por Tv Diário


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)
A cidade, da região da Ibiapaba, tem rico patrimônio, mas parte dele está perdendo espaço para o comércio e para a especulação imobiliária.

Prestes a completar 175 anos, o município mantém viva a história com a conservação de prédios antigos, muitos erguidos antes mesmos de Ipu ser emancipado.

Um exemplo é o primeiro templo da igreja católica, construído em 1965 e tombado recentemente. O primeiro prédio da Prefeitura foi feito no final do século XIX, mas a principal atração é a estação ferroviária, inaugurada em 1894 e que funcionou até 1988.

No local funciona a biblioteca municipal com o acervo de mais de 8 mil livros. No espaço também funciona um tele-centro comunitário onde são oferecidas aulas de informática.

Enquanto os prédios públicos preservam a história da cidade, as propriedades privadas estão sendo demolidas para dar lugar a edificações modernas. A especulação imobiliária, principalmente na área central da cidade, faz o presente apagar os traços do passado.

A derrubada recente de um dos casarões mais antigos da cidade levantou uma discussão entre os moradores sobre a preservação dos prédios antigos que, aos poucos, vão perdendo espaço para o comércio, seguimento que predomina na região. 



Enquete
Quando passar a pandemia vou!

 Viajar
 Estudar
 Trabalhar
 Namorar
 Ficar Quieto







LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 245443
Usuários Online: 135
Copyright (c) 2020 - Rádio Tabajara FM