(88) 9 9803-4666

Ibiapaba

Qualificação varejista está em alta no Ipu

Publicada em 17/03/15 as 10:41h por Diário Do Nordeste


Compartilhe
   

Link da Notícia:

O comércio ipuense espera incrementar ainda mais a atividade no ano de 2015  (Foto: )
Eternizado no romance de José de Alencar, "Iracema", índia nativa que se banhava na bica, hoje o município é referência em empreendedorismo e apresenta um desempenho econômico favorável no contexto estadual. Nos próximos dias 19, 20 e 21 de março, Ipu receberá o Primeiro Encontro do Empreendedor Ipuense.

O projeto surgiu de uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a intenção de reunir comerciantes, empresários, colaboradores, além de estudantes das áreas de contabilidade e administração, entre outros. Durante o evento, serão discutidas melhorias e ações estratégicas a fim de qualificar o mercado varejista da região.

O Presidente da CDL de Ipu, Sebastião Martins, ressalta a importância do evento para os trabalhadores informais da região. De acordo com ele, "muitos comerciantes abrem um negócio, mas não conseguem progredir porque faltam informações técnicas". Entre os palestrantes confirmados está o Rosier Alexandre, primeiro montanhista do Norte e Nordeste a escalar o Aconcágua. Ele também é consultor empresarial.

Sebastião afirma que o setor de vestuário é o que mais se destaca dentro do comércio varejista local. O segmento tem investido em parcerias com o Sebrae no sentido de incrementar ainda mais a economia da região. Ele tem expectativas positivas em relação ao Encontro de Empreendedores. "Acreditamos muito nesta ideia, pois é na busca e na troca de conhecimentos que vamos driblar as dificuldades que sempre existirão", comenta.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Ipu tem mais de 40.000 habitantes e um PIB de 213.079.000 (2011).

Retorno da bica

Com as esperanças renovadas a partir das chuvas, os ipuenses comemoram o reaparecimento da Bica do Ipu, cachoeira de 130 metros, símbolo da região. César Pereira, gerente do restaurante da bica, afirma que o movimento voltou a crescer. "Todo o comércio da região depende do ciclo de visitações à bica. Se temos água, temos turistas e são eles que geram uma cadeia de consumo na Cidade. Já temos registrado o retorno de 70% do movimento normal", avalia.

A quadra chuvosa tem deixado os comerciantes bastante otimistas, com expectativas de melhorias para a economia local. De acordo com a Boa Vista Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC), no cenário nacional as vendas do comércio varejista apontam uma elevação de 3,4%, se comparados aos mesmos período do ano passado.

Para Maria Liliane, proprietária de uma loja de roupas, no Centro de Ipu, os comerciantes locais estão esperançosos em função do aumento do poder de compra da população. Ela espera que a volta das chuvas provoque um acréscimo no fluxo de pessoas das cidades circunvizinhas, assim como o retorno dos próprios filhos da Cidade.

A comerciante acredita num período positivo de vendas em 2015, devido a um novo momento da parceria entre a CDL de Ipu e empresários locais. "Algumas reuniões estão sendo realizadas junto aos lojistas com o intuito de aproximar as ideias e alavancar a arrecadação neste período pós-Carnaval e para o mês das mães", pontua.

Segundo o presidente, Sebastião Martins, atualmente a entidade conta com mais de 50 associados. Há uma estimativa de terminar 2015 com este número duplicado. Para intensificar ainda mais as vendas no comércio, a CDL traçou alguns planos estratégicos para impulsionar o desenvolvimento econômico da região. "Em parceria com o Sebrae, estamos articulando a criação de um polo para fabricação de roupas com o objetivo de produzir pelo menos 30% do que é comercializado no comércio do município", acrescenta.

O lojista Luís Fernando, empresário do ramo de roupas infantis, acredita nesta nova fase do comércio ipuense. Para o empreendedor, é preciso ter muita criatividade para manter os bons lucros. O comerciante aposta numa nova loja no Centro da cidade e no aumento do marketing planejado. "A CDL de Ipu está vivendo uma fase inovadora. Nosso presidente tem se esforçado para elaborar projetos na Cidade. Embora exista um quadro nacional de estagnação encarecendo a logística local, continuo acreditando em boas vendas. Em nosso segmento a estimativa é de um crescimento em torno de 35%", relata.

Turismo em foco

Outra ideia que consolida o compromisso da CDL, é a implementação do Selo de Qualidade. O objetivo é motivar o turismo na região por meio de capacitações e processo formativo. O foco principal serão os bares, restaurantes e pousadas. Com o desenvolvimento do trabalho em marketing, durante um ano a empresa participa de cursos e aperfeiçoamentos até encontrar-se apta a receber o Selo. A expectativa é que os empresários estejam inseridos nesse projeto como forma de fortalecer a cadeia produtiva.



Enquete
O mais importante para sua felicidade:

 O Trabalho
 A família
 Os Amigos
 A Diversão







LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 36012
Usuários Online: 48
Copyright (c) 2019 - Rádio Tabajara FM