(88) 9 9803-4666

Ceará

Metrô de Sobral começa a circular amanhã

Publicada em 21/10/14 as 20:12h por Rádio Tabajara Am


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Luiz Queiroz )
Sobral. Após dois anos de espera, o Metrô de Sobral começa a funcionar amanhã, em caráter experimental, das 8h às 12h, horário em que a experiência será gratuita para os usuários. O início das atividades do equipamento está programado para as 8h de hoje na estação da Cohab 3, onde o prefeito Veveu Arruda estará em entrevista coletiva e corrida inaugural.

Segundo a assessoria da Metrofor, o Metrô de Sobral, aproveita hoje a via ferroviária e a definição do vetor transportes como estruturador de desenvolvimento urbano. Existente na paisagem da cidade desde o final do século passado, a via férrea, usada hoje só para carga, contorna o Centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste, e servirá para abrigar a Linha Sul do VLT.

A linha norte ligará o Polo Industrial da Grendene, localizada à margem da avenida - onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, - ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. As duas linhas formam dois "us" invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

De acordo com o prefeito, quando o metrô de Sobral começar a operar integralmente será implantado o Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral (Sitrans), integrando midi-ônibus e Metrô com sincronização de horários e tarifa única. "Todo o sistema dará uma cobertura de 95% do território de Sobral, o que vai garantir que todo sobralense esteja a 300 metros de um dos modais, seja um ônibus ou o VLT", explica.

O secretário de Segurança e Cidadania, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, explica que o equipamento irá operar com quatro Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e um de reserva, é equipado com ar-condicionado e integrará as 12 estações, distribuídas em duas linhas, uma norte e uma sul, numa extensão total de 13,2 quilômetros. Cada VLT é formado por dois carros, com movimentação bidirecional e velocidade máxima operacional de 60 km/h.

Conforme conta a secretária de Urbanismo, Gisela Gomes, o município tem um grande ganho com a implantação do equipamento. Ela afirma que com o novo sistema de transporte público, a expectativa é de que as pessoas passem a deixar mais seus automóveis particulares em casa e passem a usar os coletivos. "A cidade possui alguns polos de geração de tráfego que acabou causando a necessidade dessa criação desse sistema".

Fonte: Diário Do Nordeste



Enquete
O mais importante para sua felicidade:

 O Trabalho
 A família
 Os Amigos
 A Diversão







LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 39243
Usuários Online: 321
Copyright (c) 2019 - Rádio Tabajara FM