(88) 9 9803-4666

Ceará

Museu do Pacujá prepara mostra de peças arqueológicas

Publicada em 27/07/17 as 14:07h por Diário Zona Norte


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Tabajara Am )
O Município de Pacujá, no Norte do Estado, conserva um rico acervo arqueológico organizado por pesquisadores de Universidades, com apoio de professores, estudantes e pessoas da comunidade, que enriquece o setor da arqueologia, com apresentação de peças raras em pedra polida, na sua maioria, encontradas no município, com indícios da presença de sítios arqueológicos e cavernas que comprovam a passagem do homem primitivo pela região e Maciço da Ibiapaba. Todo o acervo se encontra exposto no Museu do Pacujá.

Mudança

O importante acervo primitivo, destaque para o desenvolvimento do turismo científico e cultural, encontra-se em momento de readequação, sendo transferido a outro espaço, para melhor acondicionamento das peças. De acordo com Alex Melo, prefeito de Pacujá, "estimamos que, até o final do mês de julho, as salas de Arqueologia e Paleontologia estejam devidamente prontas para visitação pública e pesquisas. O que será um verdadeiro ganho para a museologia", disse.

Encontro

Tendo em vista a importância dos setores científico e de turismo para o município, pessoas ligadas às duas áreas trabalham na elaboração do projeto do 1º Workshop de Arqueopaleontologia de Pacujá, com o objetivo de estudar e divulgar o potencial científico, tanto do Estado, quanto do município, levando nomes de expressão nacional e internacional para as rodadas de estudos e palestras, buscando ampla interação com o público presente.

Para a realização do encontro, o município já busca parcerias com o Sebrae, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), IPHAN, Universidades, Governo do Ceará e Instituições do gênero. Ainda segundo o prefeito, "o município fará uma jornada de trabalho, preparando a cidade para receber o público especializado. Com esse trabalho, Pacujá se insere no roteiro turístico do Ceará", comemora.



Enquete
Você é a favor da reforma da previdência ?

 Sim, mas não com a atual proposta
 Não
 Não agora, talvez no futuro
 Sim, claro







LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 25818
Usuários Online: 106
Copyright (c) 2019 - Rádio Tabajara FM