(88) 9 9803-4666

Ceará

Ceará recebe três toneladas de larvicida para combater Aedes aegypti

Publicada em 14/12/15 as 15:44h por G1 CE


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução)
O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (14) o envio de três toneladas de larvicida ao Ceará, quantidade que deve ser suficiente para proteger 1,5 bilhão de litros de água no estado. De acordo com o ministério, a quantidade liberada corresponde à demanda da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), levando em consideração a situação epidemiológica local e o histórico de consumo.

A Sesa informou que o material já chegou ao Ceará e a distribuição para as 22 regionais teve início nesta manhã. Todos os 184 municípios receberão o larvicida, garantiu a secretaria.

O objetivo é eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, Zika e chickungunya. O larvicida é utilizado quando não é possível eliminar o foco de água parada, local de reprodução do mosquito.

Cada quilograma do produto é capaz de tratar 500 mil litros de água. As três toneladas encaminhadas para o Ceará devem tratar um volume de água equivalente a 600 piscinas olímpicas.

O reforço foi repassado aos estados das regiões Nordeste e Sudeste, totalizando mais 17,9 toneladas do produto. O ministério argumenta que a meta é manter as secretarias estaduais de Saúde abastecidas com um dos principais instrumentos para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti.

Neste ano (janeiro a dezembro), foram enviadas 17,3 toneladas para Ceará.  Neste mesmo período, o Ministério da Saúde encaminhou, a todos os estados, 114,4 toneladas de larvicida. Esse quantitativo garantiu o tratamento de 57,2 bilhões de litros de água.

Para o próximo ano, o Ministério da Saúdegarante já ter adquirido mais 100 toneladas do produto, que deve garantir o abastecimento até junho de 2016. Segundo o ministério, foram investidos cerca de R$ 10 milhões entre outubro deste ano e junho do próximo ano.

A pasta reforçou que todo insumo utilizado pelo Ministério da Saúde é de uso preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) podendo, inclusive, ser utilizado em água para consumo humano.



Enquete
O mais importante para sua felicidade:

 O Trabalho
 A família
 Os Amigos
 A Diversão







LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 39246
Usuários Online: 323
Copyright (c) 2019 - Rádio Tabajara FM