(88) 9 9803-4666

Ceará

Pau da Bandeira cai e mata homem durante festa tradicional no Ceará

Publicada em 01/06/15 as 15:03h por G1 CE


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: REPRODUÇÃO TV)

Cícero Ricardo, de 35 anos, morreu na noite deste domingo (31) após ter a cabeça esmagada durante os festejos do "Pau da Bandeira de Santo Antônio", em Barbalha, a 575 Km de Fortaleza. De acordo com os organizadores e amigos da vítima, o tronco escapou das mãos das pessoas que o carregavam e bateu na cabeça de "Careca", como era conhecido. De acordo com a Polícia Militar, o acidente aconteceu perto do fim do cortejo, na Rua da Matriz.

O homem foi encaminhado com vida para o Hospital Santo Antônio de Barbalha, mas não resistiu aos ferimentos na cabeça e morreu antes de dar entrada na unidade hospitalar.

Cícero Ricardo era um dos organizadores do cortejo do "Pau  da Bandeira de Santo Antônio" e participava das festas há 15 anos. Ele trabalhava como porteiro da emergência do Hospital São Vicente. A Polícia Civil vai instaurar um inquérito para descobrir mais detalhes sobre o acidente. Segundo os organizadores, o "Pau  da Bandeira de Santo Antônio", um tronco de angico, mede 23 metros e pesa cerca de duas toneladas.

Por causa da morte do carregador do Pau da Bandeira, a Prefeitura de Barbalha decretou três dias de luto oficial na cidade. O Festival de Quadrilhas Juninas que começaria nesta terça-feira (2) foi adiado para quarta-feira (3).

Tombamento

O cortejo do Pau da Bandeira é um dos pontos altos da festa de Santo Antônio, conhecido como o ''santo casamenteiro''. Realizada oficialmente há 87 anos, a Festa do Pau da Bandeira é patrimônio material brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A festa foi oficializada em 1928 em homenagem ao padroeiro da Cidade, Santo Antônio. Segundo historiadores, a devoção pelo santo é anterior à fundação de Barbalha, há cerca de 300 anos, mantida pelos moradores da região.

Segundo a tradição, no primeiro dia Festa, às 5h, os devotos vão a um sítio no pé da serra do Araripe, a 6 quilômetors da igreja matriz, e carregam o tronco nos ombros para ser erguido em frente à igreja com a bandeira de Santo Antônio. Centenas de homens são necessários para a retirada e transporte do mastro de madeira. Na tradição, a mulher que tocar no pau da bandeira ou beber chá da casca do tronco conseguirá um companheiro em até um ano.

  •  
Pau da Bandeira 8 (Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé)Pau da Bandeira acontece em Barbalha há 87 anos (Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé)



Enquete
Meu maior desejo para o Ano de 2020 é:

 Mais Saúde
 Poder Estudar
 Um Trabalho
 Amar mais







LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 64100
Usuários Online: 61
Copyright (c) 2020 - Rádio Tabajara FM