(88) 9 9803-4666

Ceará

Camilo pede a Dilma mais recursos para a seca e saúde

Publicada em por Diário Do Nordeste


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Camilo Santana esteve na tarde desta quarta-feira (20) em audiência com Dilma  (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR )
A presidente da República, Dilma Rousseff, vai apresentar nos próximos dias a liberação de recursos para atender os estados atingidos pela seca. A informação é do governador do Ceará, Camilo Santana, que esteve na tarde desta quarta-feira (20) em audiência com Dilma, trazendo na pauta o plano de emergência contra a seca no Estado e o ainda o pedido de liberação de recursos para a área da saúde, que enfrenta uma grave crise.

Camilo fez uma avaliação positiva da reunião que durou uma hora e meia. "Saio muito satisfeito dessa reunião. Foi uma excelente audiência", afirmou Camilo, após o encontro no Palácio do Planalto. O secretário da Fazenda, Mauro Filho, e os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Gilberto Occhi (Integração Nacional) também participaram.

"Trouxemos vários assuntos de interesse do Ceará, mas prioritariamente da seca, o Ceará está no quarto ano consecutivo com chuvas abaixo da média, nós já terminamos o período considerado de inverno, de chuva no Ceará e foi a pior recarga dos últimos 17 anos dos nossos reservatórios. Nós apresentamos plano emergencial para o Estado e ela disse que vai anunciar por estes dias, não só para o Ceará mas  para outros Estados do Nordeste recursos tanto para adutoras emergenciais como para carros pipa", afirmou Camilo.

Na avaliação do governador, estes recursos amenizam mas não resolvem o problema. Segundo ele, a presidente Dilma concordou com a necessidade urgente de se finalizar a transposição do canal do São Francisco que levará água até o sul do Ceará. "Vai beneficiar Ceará e Paraíba até o  meados do ano que vem. Hoje temos a transposição do Castanhão que está em torno de 18% da sua capacidade no reservatório", afirmou.

Segundo o governador, Fortaleza e a Região Metropolitana não terão problemas de abastecimento de água em 2015 e até o final de 2016 graças ao Eixão das Águas. "Mas a previsão do ano que vem dos órgãos de meteorologia não são boas, portanto é fundamental a conclusão da transposição do São Francisco", declarou Camilo.

Sobre a estiagem, o governador apresentou à presidente o Plano Estadual de Convivência com a Seca e falou da necessidade de concluir das obras da Transposição do São Francisco, que servirá para abastecer o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). "Ela reafirmou claramente que será prioridade do Governo, do ministério, concluir as obras e fazer chegar a água do São Francisco no sul do Ceará até meados do ano que vem", disse Camilo.

Saúde

Ele também apresentou a Dilma um relatório com os números da saúde no Ceará, como o aumento de 52% do número de leitos da rede estadual nos últimos anos e a disparidade de recursos federais na comparação com outros estados. "Ela compreendeu os números da saúde do Ceará e recomendou que a Casa Civil e o Ministério fizessem uma avaliação. Há uma disparidade entre estados, mostrei esses números para ela", disse.

"Nós temos um  subfinanciamento da saúde. Mostrei à presidente que enquanto em 2006 era praticamente paritário os investimentos na área da saúde (entre União e Estado). Era mais ou menos meio a meio o investimento federal e o do Estado. A cada  um real que investíamos no Ceará, recebíamos um da fonte SUS (Sistema Único de Saúde). Houve um desequilíbrio nos últimos oito anos, para cada quatro reais que o Estado investe, ele recebe um", afirmou.

De acordo com Camilo Santana, o Estado gastou em 2014 R$ 1.5 bilhão com o custeio da pasta, enquanto recebeu do SUS aproximadamente R$ 400 milhões. O governador afirmou que é necessária a aprovação de novas fontes de custeio para a área e sugeriu à presidente a criação de uma contribuição destinada exclusivamente à saúde pública. Segundo Camilo, a presidente entendeu a situação do Ceará mas não houve manifestações sobre os cortes que serão anunciados ou a criação de novas fontes para financiar esse setor.



Enquete
O mais importante para sua felicidade:

 O Trabalho
 A família
 Os Amigos
 A Diversão







LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 15747
Usuários Online: 61
Copyright (c) 2019 - Rádio Tabajara FM