(88) 9 9803-4666

Brasil

Após escândalo, Brasil e Paraguai anulam acordo energético sobre Itaipu

Publicada em 01/08/19 as 13:28h por Exame


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Mario Abdo e Bolsonaro: Brasil e Paraguai anulam acordo energético firmado em maio  (Foto: Palácio do Planalto/Flickr)
Paraguai e Brasil decidiram anular um ato bilateral para a distribuição de energia hidrelétrica de Itaipu, assinado em maio passado, e que desencadeou uma crise política para o o governo do presidente Mario Abdo, informaram fontes oficiais.

O documento “será devolvido às instâncias técnicas para a negociação da contratação de energia elétrica da Itaipu Binacional”, afirma um comunicado oficial divulgado nesta quinta-feira. Abaixo, veja o documento oficial da anulação:

Crise política no Paraguai
O presidente paraguaio, Mario Abdo, viu seu governo mergulhar em uma profunda crise política após detalhes do acordo sobre Itaipu, firmado entre Brasil e Paraguai em maio passado, virem à tona.

O documento se tornou conhecido na semana passada, e elevaria os custos para a estatal de eletricidade do Paraguai em mais de 200 milhões de dólares, segundo declarou um ex-presidente da entidade.

Como resultado, Abdo foi acusado de traição pela oposição e agora enfrenta a ameaça de impeachment. O processo de impeachment deverá ser iniciado na Câmara dos Deputados, onde são necessários 53 votos para a acusação.

Votando em bloco a oposição só consegue 38, e por isso o procedimento dependerá em grande medida da postura do Honor Colorado, movimento dissidente do partido governista liderado por Horacio Cartes, que apoiará a iniciativa.

“A posição de todos foi unânime. Estamos falando de traição à pátria. Estamos diante de um cenário extremamente grave”, disse o senador Sergio Godoy, do Honor Colorado, ao canal de televisão local NPY ao ser indagado sobre o apoio ao impeachment.



Enquete
O mais importante para sua felicidade:

 O Trabalho
 A família
 Os Amigos
 A Diversão







LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Visitas: 41942
Usuários Online: 156
Copyright (c) 2019 - Rádio Tabajara FM