(88) 9 9803-4666

Brasil

Seminário discute estratégias para os próximos 30 anos do Estado

Publicada em 15/05/18 as 09:33h por Caio Faheina - Repórter


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Em seminário que será amanhã (15) e quarta-feira (16), no Centro de Eventos do Ceará, representantes do Estado e da sociedade civil apresentam estratégias para o futuro. O evento é gratuito e terá transmissão via Facebook  (Foto: José Wagner - Foto )

O Ceará de hoje enxerga um novo Estado daqui a 30 anos. São três décadas vindouras para repensar o desenvolvimento sustentável - de forma socioeconômica e ambiental - e fortalecer a participação coletiva cearense. Diante dos cenários que passaram e dos que estão por vir, será realizado, nestas terça,15, e quarta-feira,16, o seminário "O Ceará que será em 2050". O evento reunirá sociedade civil, pesquisadores e representantes do Estado no Centro de Eventos do Ceará. As inscrições são gratuitas.

O seminário é uma extensão do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo - Ceará 2050, lançado em outubro último pelo governador Camilo Santana. Na ocasião, representantes da Fundação de apoio à Pesquisas no Ceará e Nordeste (Astef) e Universidade Federal do Ceará (UFC), instituições responsáveis pela elaboração da plataforma, também estiveram presentes, além de cerca de mil convidados.

Desde o lançamento do Ceará 2050, de acordo com o Chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, a UFC tem feito "os estudos necessários para investigar o Ceará dos últimos 30 anos, bem como a radiografia do presente, tentando identificar as potencialidades que temos hoje e quais são os nossos desafios".

O secretário explica, ainda, que, no evento dos próximos dias, serão apresentadas práticas desenvolvidas em outros estados e países (benchmarking) para "saber se é possível trilhar o mesmo caminho ou adequar aquilo que fizeram ao nosso Estado e à nossa história". "São experiências que possamos utilizar para o desenvolvimento no Estado. Isso está sendo levantado para que esses modelos possam ser confrontados com a nossa realidade", disse.

Outro destaque do seminário será a 'Conferência Magna - Inovação e Desenvolvimento: construindo o futuro que queremos', apresentada por Rivadávia Alvarenga Neto, ex-presidente da holding de Educação Executiva HSM. O evento será gratuito e terá transmissão via Facebook.

Desde abril, a plataforma Ceará 2050 está colhendo depoimentos, sugestões e críticas da população para explorar a capacidade do Estado. Saúde, educação, seguranças pública e hídrica, geração de emprego e renda são temas pesquisados a fim de acelerar as possibilidades cearenses para o futuro. A Consulta Pública segue até o próximo dia 30 de junho .

Desenvolvimento econômico e humano

Integrando o Ceará Sustentável, um dos principais alicerces do projeto Os 7 Cearás, lançado em 2015, o Ceará 2050 vai traçar mecanismos para acelerar o desenvolvimento econômico e humano para as próximas três décadas. Conforme analisa Élcio Batista, o que destoa a realidade brasileira de outras - de países que tiveram um crescimento mais veloz - é o abandono da visões de longo prazo. "De você olhar para o futuro, estabelecer quais são as metas e fazer com que toda a sociedade caminhe para aquela direção. O Ceará está se preparando para esse futuro", finalizou.




Enquete
Você é a favor da reforma da previdência ?

 Sim, mas não com a atual proposta
 Não
 Não agora, talvez no futuro
 Sim, claro







LIGUE E PARTICIPE

88 36262266

Copyright (c) 2019 - Rádio Tabajara FM