Hora Certa
Enquete
Na compra do material escolar, você tem recorrido a:

 Livrarias
 Feiras
 Troca com outros pais

No Ar
MADRUGADA TABAJARA
Tema Dos 27 Anos da Tabajara de São Benedito
1
Jingle Tema Dos 27 anos da Tabajara de São Benedito
Tabajara FM 95,9 de São Benedito-CE
Visitas Este Mês/ Usuários On Line
Visitas: 34321 Usuários Online: 121
Brasil

Publicada em 10/01/18 as 22:47h - 129 visualizações
Serra da Ibiapaba: jovens de São Benedito são certificados em curso básico de floricultura
Serra da Ibiapaba: jovens de São Benedito são certificados em curso básico de floricultura

Diário Zona Norte


São Benedito, Ibiapaba-CE; após a conclusão do Curso Básico de Floricultura, jovens aguardam a certificação planejando empreendedorismo  (Foto: Rádio Tabajara Am )
Moradores do município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, receberão, no próximo dia 17, os certificados de conclusão do 12º Curso Básico em Floricultura, realizado pela Escola de Flores do Ceará (Tecflores), equipamento do Governo do Estado administrado pelo Instituto Agropolos do Ceará (IACe), que beneficiará 35 jovens com qualificação profissional na Serra da Ibiapaba. A cerimônia de entrega contará com a presença da presidente do IACe, Ana Teresa, e do secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira.

Cursos

Em sua 12ª edição, cerca de 300 jovens já foram qualificados com a formação, que possui 192 horas/aula distribuídas em 17 módulos teóricos e práticos, tais como introdução à floricultura, produção de flores temperadas de corte, produção de rosas, produção de folhagens ornamentais, agricultura orgânica, economia solidária, segurança do trabalho, controle de praga e doenças, uso correto de defensivos, pós-colheita e comercialização.

Formação

De acordo com Patrícia Moreira, coordenadora da Escola de Floricultura do Ceará, "o propósito do curso é fazer com que os estudantes consigam abrir e gerir o próprio negócio. Além disso, que se interessem pelo meio rural e enxerguem novas possibilidades, como graduações, cursos tecnológicos ou superiores na área", explica a coordenadora, apoiada por José Mateus Rocha, de 18 anos, e morador de Inhunçu, distrito de São Benedito, que afirma ter mudado de perspectiva de futuro após o curso. "Antes de assistir as aulas, eu pensava em fazer o curso e arranjar um emprego. Agora, com as informações sobre as possibilidades de comercialização, eu pretendo montar o meu próprio negócio", comemora.

Empreendedorismo

A exemplo de Mateus Rocha, a vontade de empreender também está nos planos da estudante Janete de Almeida, que tem 26 anos e mora na Chapada 1, outro distrito de São Benedito. A jovem pretende montar o próprio negócio. "Eu pensava em um emprego, mas hoje, vejo que o curso oferece um leque de possibilidades. Muitos que estão estudando aqui pretendem fazer um nível superior. Eu espero conseguir montar a minha floricultura", almeja.

Emprego

O colaborador do Grupo Reijers, empresa instalada em São Benedito, que atua no ramo de flores, Marcos Sousa (20), trabalha há um ano e oito meses no setor de classificação da empresa. O jovem, aluno do curso Básico de Flores, no TecFlores lembra o que foi primordial a sua contratação à época. "O grupo, que prioriza a contratação de pessoas qualificadas, recebeu a turma que eu integrava para um estágio. Depois disso, fizeram a proposta para eu continuar trabalhando aqui. Passar pelo TecFlores foi fundamental para que eu conseguisse esse emprego", conclui.

Serviço

Entrega de certificados do Curso Básico em Floricultura

No dia 17 de janeiro

Às 9h

Na sede do TecFlores (Sítio Lagoa, S/N), em São Benedito, Serra da Ibiapaba



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Copyright (c) 2018 - Rádio Tabajara Am - Todos os direitos reservados