Hora Certa
Enquete
Na compra do material escolar, você tem recorrido a:

 Livrarias
 Feiras
 Troca com outros pais

No Ar
JESUS E MARIA NO MEIO DE NÓS
Tema Dos 27 Anos da Tabajara de São Benedito
1
Jingle Tema Dos 27 anos da Tabajara de São Benedito
Tabajara FM 95,9 de São Benedito-CE
Visitas Este Mês/ Usuários On Line
Visitas: 33032 Usuários Online: 64
Brasil

Publicada em 21/12/17 as 09:14h - 13 visualizações
Ceará registra chuvas de pré-estação
As maiores chuvas foram registradas em Itapipoca (110,8 mm), no último dia 16 de dezembro e Altaneira (24 mm), nesta segunda-feira (18).

G1 CE


Serra da Meruoca em Sobral registra as primeiras chuvas da pré-estação.  (Foto: Cíntia Xerez)
As chuvas de pré-estação chegaram ao Ceará, segundo Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Durante os últimos dias, as precipitações ocorreram principalmente em municípios das regiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns.

De acordo com a Funceme, nesta época, as chuvas não chegam a ser tão grandes. As normais para dezembro e janeiro são, respectivamente, 31,6 e 98,7 milímetros. Até o momento, conforme a Funceme, os maiores acumulados foram registrados em Itapipoca (110,8 mm), Litoral Oeste do Estado, no último dia 16, e Altaneira (24 mm), Região Sul, nesta segunda-feira (18).

De acordo com a Funceme, entre dezembro e janeiro, as precipitações que caem no estado são provocadas pelos fenômenos Vórtice Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e Cavados de Altos Níveis (CAN). No sul do estado, durante este período, sistemas meteorológicos que chegam ao Nordeste, principalmente na porção sul, também trazem chuvas.

"As chuvas, neste período, geralmente não são muito volumosas. Em janeiro se tem as precipitações mais significativas do período porque os sistemas mencionados [VCAN e CAN] são mais atuantes naquele mês em especial", explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz.

Em 2016, as precipitações da pré-estação ficaram 28,1% abaixo da média, registrando 93.8mm contra os 130,3 mm da normal climatológica.

Previsão para próximos dias

Choveu em sete municípios do Ceará no período das 7 horas de terça-feira (19) às 7 horas desta quarta-feira (20), segundo boletim da Funceme. A chuva de maior intensidade ocorreu no município de Miraíma, Região Norte do Estado, com 14.6 milímetros. Segundo a Funceme ocorreu chuva também nos municípios de Santana de Acaraú (12.0 mm), Uruburetama (6.0 mm), Massapê (6.0 mm), Araripe (5.4 mm), Itapipoca (5.2 mm) e Maracanaú (2.4 mm).

Durante este dois meses, as previsões são de curto período que, na Funceme, são de até três dias. Para esta quarta-feira (20), há possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Ceará. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro. Para quinta-feira (21), no decorrer do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do estado. E para há possibilidade de chuva em todo o estado ao longo do dia.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Copyright (c) 2018 - Rádio Tabajara Am - Todos os direitos reservados